HISTÓRICO

O Prêmio Off Flip de Literatura foi criado pelo escritor Ovídio Poli Junior, que entre 2006 e 2013 foi curador literário da Off Flip, evento paralelo e complementar à Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP) que reuniu escritores do Brasil e do exterior em saraus, lançamentos e mesas de debate, com entrada gratuita e aberta ao público. A partir de 2014 o Prêmio passou a integrar a programação da Off Flip das Letras.

 

O Prêmio tem por objetivo estimular a criação literária em língua portuguesa. Tem também como horizonte divulgar o trabalho e viabilizar a vinda dos autores vencedores a Paraty durante a FLIP (o que foi feito ao longo de 15 anos). Nesse período, os vencedores foram contemplados com estadia, ingressos para mesas de debate da FLIP, cota de livros do Selo Off Flip e de editoras parceiras e passeio de escuna pela baía de Paraty.

A comissão julgadora é formada por escritores de expressão no cenário literário brasileiro e as tarefas de organização do Prêmio são desenvolvidas pela curadoria com o auxílio de uma equipe de assistentes e colaboradores.